Definir Objectivos para 2020!

#psicoefeito #pneiportugal #psicologia #objectivos

Quando falamos em definir objectivos importa realçar o seguinte: Imagina um barco atracado num porto com a tripulação e o seu capitão, eles têm uma rota e seguem-na, sabem para onde ir, isto é, têm um objectivo!

Agora imagina outro barco, sem tripulação, sem capitão, sem rota e ligam-se apenas os motores... para onde vai? Não sabemos! Porquê? Não há destino (objectivo) e o mais provável é nem sair do porto, ou afundar ou então encalhar numa ilha deserta qualquer.


"O navio está seguro quando está no porto, mas não é para isso que se fazem navios."

O Ser Humano funciona de forma idêntica, se não souber o que quer qual é a direcção a tomar? Viste a Alice no País das Maravilhas? Certa altura a Alice encontrou o gato e disse:

Alice: Só queria saber porque caminho é que eu vou.

Gato: Oh, isso depende para o lugar onde vais tu.

Alice: Oh realmente não importa, desde que eu...

Gato: Então não importa por onde tu vais.

Se fores como a Alice então tanto faz, não sabes para onde queres ir..., mas se souberes a viagem é muito mais agradável!


O exercício que vou partilhar contigo é o modelo SMART+PPEE. Este exercício deve ser feito numa folha por ti, tens de ser tu a escrever para te comprometeres e mais, ao escreveres na folha "escreves" também na tua mente.

De forma resumida o modelo SMART+PPEE ajuda a definir e clarificar o objectivo, a sua origem é conhecida pelo modelo SMART (em inglês é Specific, Mensurable, Achieved, Relevant e Time Bound). Foi adicionado um modelo "PPEE" que tem a sua génese na Programação Neurolinguística (PNL), as siglas significam Pessoal, Positivo, Escrito e Ecológico. Este modelo constitui uma ferramenta poderosa, a sua aplicação é um ponto de viragem que contribui para o auto-conhecimento e desenvolvimento pessoal necessário.

Uma outra técnica poderosa que irei desenvolver num outro e-book é a visualização. Contudo, deixo-te aqui um desafio também ele poderoso, é o seguinte: depois de fazeres o exercício acima descrito, senta-te num local confortável, preferencialmente sozinho, fecha os olhos e cria imagens mentais completas de como te sentes com o objectivo alcançado. Visualiza ao teu redor tudo ao pormenor, pessoas, edifícios, natureza e depois no final escreve toda essa experiência e vê como te sentes. É maravilhoso!!!

Por último quero deixar bem claro que eu apliquei e aplico tudo o que aqui te coloquei, e resulta comigo, portanto, resulta contigo!


Determinação, definição de propósito, desejo de alcançar o objectivo e persistência - desejo ardente é como obsessão!

Isto é o necessário para alcançar tudo na Vida! :)


Fica aqui um exemplo do Modelo SMART+PPEE

O meu objectivo pelo qual me vou comprometer a 100% todos os dias é ter 78kg.


S Eu quero alcançar 78 kg.

(O que queres alcançar especificamente?)


M Vou sentir-me bem com o peso de 78kg, autoconfiança melhorada, olhar-me ao espelho e orgulhar-me do trabalho feito, ouvir uma musica que me tenha sido importante no ganho de motivação.

(Como saberás que atingiste o teu objectivo? O que vais ver, ouvir ou sentir quando atingires o objectivo?)


A Já tenho inscrição feita no ginásio e vontade de começar. Preciso de um plano que vou pedir aos profissionais e dicas de nutrição para que a alimentação seja adequada ao meu objectivo.

(Tudo aquilo que te leva ao objectivo, os recursos que tens e os que precisas de futuro)


R Vou ganhar mais autoestima, autoconfiança, melhorar o meu autoconceito, gostar mais de mim e da minha imagem. Este objetivo eu avalio-o com um 9, é mesmo muito importante para mim.

(O que vais ganhar com este objectivo? De 0-10 quanto é relevante para ti?)


T O objectivo começa a realizar-se a partir de hoje, dia 5 de junho tenho 78kg.

(Quando queres o teu objectivo? Até quando? A partir de quando?)