PSICO-NEURO-ENDÓCRINO-IMUNOLOGIA (PNEI)

O QUE É A PNEI?

 

O nosso corpo reflecte as dores emocionais originando assim doenças. As doenças não existem, o que existe são pessoas doentes e esta perspectiva faz toda a diferença. Corpo e Mente são indissociáveis, as doenças não são mais do que somatizações dos processos mentais, isto é, são o espelho das nossas emoções e pensamentos. A Psico-Neuro-Endócrino-Imunologia (PNEI) é a disciplina científica que estuda as interacções entre os processos psicológico, neurológico, endócrino e imunológico. Esta abordagem é baseada na suposição de que todas as células e órgãos no nosso corpo estão interconectados, e como consequência, o cérebro e o sistema imunológico, sistema nervoso e endócrino exercem um certo grau de influencia reciproca.

QUATRO PILARES FUNDAMENTAIS:

  • Psique;

  • Nutrição;

  • Exercício Físico;

  • Processo terapêutico e ambiental.

Bem vindos à abordagem holística do Ser Humano.

QUAL A IMPORTÂNCIA DA PNEI? 

 

Estudos demonstram que depressão e stress estão ligados à resposta imune do organismo contribuindo assim para o aparecimento e progressão de novas doenças. Em relação ao stress os estudos apontam para que 90% das doenças tem origem em elevados níveis de stress disfuncional (distress). Quando olhado na sua profundidade, o termo PNEI – uma evolução em termos de estudos científicos da PNI (PsicoNeuroImunologia) – integra o conhecimento de diversas áreas como endocrinologia, neurologia, neurofisiologia, neuroendocrinologia, psiquiatria e psicologia ampliando assim a compreensão destes mecanismos e a sua inter-relação. 

QUAIS OS BENEFÍCIOS DESTA ABORDAGEM?

 

O funcionamento da PNEI realça a relação que o individuo tem com o ambiente que o rodeia, os elementos psicossociais são abstractos, a medicina tem vindo a valorizar cada vez mais as emoções, atitude mental, estilo de vida, suporte social e nutrição como factores importantes para diagnóstico e tratamento de doenças. Os órgãos ou circuitos incluídos na PNEI são parte integrante do sistema de auto-regulação que visa a homeostase psicossomática em resposta a estímulos internos ou externos de diferentes origens. Estar em harmonia com a sua identidade fortalece a conexão mente-corpo e activa positivamente as redes neuronais. Fazer escolhas que comprometam a sua personalidade central leva ao stress e desordem na mente e no corpo. É um aspecto importante do nosso bem-estar alinhar as nossas acções com quem somos.

Bem vindos à abordagem terapêutica do psicoefeito!

Compreensão científica de Corpo, Mente e Espírito

 

Para restaurar a saúde e acabar com a doença, um medicamento ou tratamento deve abordar todas as áreas de disfunção, em todos os níveis do corpo humano. Estes 3 níveis, quando corrigidos simultaneamente, fornecem a chave para interromper o ciclo fisiopatológico da doença e assegurar saúde duradoura. Esta é a compreensão científica moderna de Corpo, Mente e Espírito. Vamos agora ver a funcionalidade de cada um desses três níveis do corpo e dividi-los num ponto de vista científico.

O Corpo – O Nível Bioquímico

 

Grande parte da medicina convencional moderna está focada no corpo físico - os processos bioquímicos precisos que causam sintomas. Este também é o nível em que acções tangíveis ocorrem e podem ser testemunhadas através de métodos de observação ou testes convencionais. Esses tipos de acções e reacções incluem a mobilização de hormonas, substâncias químicas, neurotransmissores, fluidos e tecidos corporais, e comumente exibem várias formas de inflamação e todos os tipos de sintomas. Embora este nível seja de importância crítica, é apenas “o estágio biológico em que a luta se desenrola” - o verdadeiro ponto de início da disfunção e da doença é mais profundo...

 

A Mente – O Nível da PNEI

 

PNEI significa Psico-Neuro-Endócrino-Imunologia, e é o entendimento mais moderno da psiconeuroimunologia (PNI); o estudo da interacção entre os processos psicológicos e os sistemas nervoso e imunológico do corpo humano. Muitas vezes referida como medicina Corpo-Mente, este nível é guiado por emoções e a interacção entre os processos psicológicos e os sistemas nervoso, endocrinológico e imunológico do corpo humano. A PNEI estuda, entre outras coisas, o funcionamento fisiológico do sistema neuro-imune na saúde e na doença; perturbações destes sistemas (doenças auto-imunes / hipersensibilidades / imunodeficiência); e as características físicas, químicas e fisiológicas dos sistemas relacionados à PNEI.

A PNEI mostra-nos que este nível mental é o caminho que leva sinais que desencadeiam acções biofísicas específicas. Existem evidências concretas neste campo de estudo que claramente demonstra e retrata os caminhos e processos precisos que levam de pensamentos, sistemas de crenças e programas na mente a acções e sintomas bioquímicos no corpo. Compreender o papel do sistema PNEI oferece-nos uma grande visão sobre as questões mais importantes dos medicamentos, tais como porque os pacientes respondem de maneira diferente diante dos mesmos factores desencadeantes. Mas ainda temos um nível adicional para rever…

 

O Espírito – O Nível de Informação

 

O componente frequentemente esquecido dos 3 níveis do ser humano, o nível quântico informacional é responsável pelas respostas corporais que actuam sobre as ligações informacionais externas e internas que afectam adversamente o funcionamento celular num nível sistemático e contribuem para a formação de disfunções patológicas visto no nível superior bioquímico como doença. A ciência e a genética do DNA têm características comprovadas no DNA que fornecem ligações de ondas neste nível informativo que, então, interagem com o material genético do corpo e exibem reacções físicas que sustentam a vida. Sem estas instruções básicas que chamamos de informação, os nossos corpos não teriam como discernir a execução dos triliões de acções necessárias que acontecem a cada minuto, a fim de sustentar a vida.

(Fonte: Innovative Medicine)

CONTAcTO

Tel: (+351) 966116903

 

Consultório Privado:
📍 Avenida da Siderurgia Nacional, nº1,

Edifício SN,

2840-075 Aldeia de Paio Pires

psicoefeito@gmail.com

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • WhatsApp
  • LinkedIn ícone social
  • YouTube
  • Podcast

© Site&Blog Psicoefeito