top of page

Ambientes Tóxicos e o Teu Corpo - A relação.


A relação entre o que comemos e os ambientes a que estamos expostos diariamente são cada vez mais abordados na ciência e isso é de louvar. Para que estas relações sejam compreendidas, devemos de começar pelo seu início, e assim sendo, este texto é um desses inícios possíveis, vejamos então como as toxinas podem chegar ao organismo e o seu impacto.

Os nossos ambientes biológicos internos são compostos de sistemas complicados que são regulados principalmente com base no pH ou na composição e temperatura do ácido / base. Todas as funções enzimáticas e metabólicas essenciais, como o ciclo de Krebs, que é como as células geram energia, podem funcionar apenas em ambientes ideais de pH e temperatura. As temperaturas internas permanecem relativamente constantes a 37º graus a menos que tenhamos febre ou sejam hipotérmicos. Isso deixa o pH como a principal ferramenta de regulação do nosso ambiente interno. A escala de pH vai de 0 a 14 e é uma medida do equilíbrio ácido / base em ambientes líquidos. Um pH de 7 é considerado neutro e um equilíbrio exacto entre os componentes ácido e base. Qualquer coisa com um pH abaixo de 7 é considerado ácido e qualquer coisa com um pH acima de 7 é considerado alcalino (ou básico).


Os nossos corpos mantêm um pH de cerca de 7,35 que é ligeiramente alcalino. A maioria das doenças e enfermidades são criadas e funcionam optimamente em ambientes ácidos. A capacidade do nosso corpo de se regular e funcionar correctamente é interrompida quando os nossos ambientes internos são muito ácidos. Cancro e outro enorme hospedeiro ou outras disfunções do sistema imunológico e doenças degenerativas ocorrem em ambientes ácidos.

Ambientes ácidos também são óptimos para promover o crescimento de micróbios, fungos, parasitas e vírus patogénicos. Mudar para um ambiente mais alcalino quando somos excessivamente ácidos é essencial para restaurar a saúde e o equilíbrio interno.

Existem dois factores principais no nosso controlo directo que afectam o nosso pH interno. São os alimentos que comemos e nossas atitudes e emoções mentais.


Alimentos que comemos


As coisas que colocamos nos nossos corpos têm um impacto enorme na nossa saúde e bem-estar. Afectam directamente o nosso equilíbrio interno de pH. Todas as carnes e proteínas animais, como ovos e produtos lácteos, são ácidas. Esses alimentos reduzem o nosso pH a níveis ácidos e criam ambientes ideais para a proliferação de doenças e enfermidades. Os nossos corpos também têm uma capacidade limitada de metabolizar e digerir proteínas animais. Se comeres um bife de 16 oz (463 gr.), a maior parte dessa proteína não é digerida. Vai assentar no cólon e intestinos e apodrecer criando um ambiente ácido, além de indigestão e constipação. Como vivemos numa sociedade muito rica e podemos consumir carne 3 vezes ao dia, os nossos corpos tornaram-se muito ácidos. A maioria dos grãos e produtos de grãos também são ácidos. Do outro lado da moeda estão os alimentos que promovem um ambiente mais alcalino. Estes são os “alimentos saudáveis” que os médicos e nutricionistas dizem-nos para consumir e que sabemos que devemos consumir mais. Estes alimentos incluem a maioria das frutas e legumes (há algumas frutas e vegetais que são ácidas), amêndoas e tofu. Abaixo está uma lista de alimentos ácidos e alcalinos.

Alimentos Ácidos

– Milho, Lentilhas, Azeitonas, Abóbora;

– Mirtilos, frutas enlatadas ou envidraçadas, Uva-do-monte, groselhas, ameixas, ameixas secas;

– Proteínas Animais, Leite e Produtos Lácteos, Ovos, Gorduras Animais, Cajus, Amendoim, Manteiga de Amendoim, Pecans Tahini, Nozes, Trigo, Produtos de Trigo, Grãos, Arroz, Produtos Farinha;

– Droga, Álcool, Cafeína, Tabaco, Ketchup, Mostarda.


Alimentos Alcalinos

– Todos os vegetais verdes (Espinafre, Alface, Spirulina, Feijão Verde, etc);

– Beterraba, Brócolos, Repolho, Cenoura, Aipo, Couve-flor, Pepino, Chlorella (alga), Cogumelos, Cebola, Pimentão, Tomate;

– Maçã Damasco, Abacate, Banana, Bagas, Amoras, Melão, Cerejas, Coco azedo, Groselhas frescas, Datas, figos secos, uvas secas, Toranja, Melão, Limão, Lima, Nectarina, Laranja, Pêssego, Ananás Pêra, Passas Framboesas de Ruibarbo, Morangos, Tomate De Tangerina, Frutas Tropicais, Ameixas, Melancia;

– Alguns Minerais Alcalinizantes: Césio: pH 14, Potássio: pH 14, Sódio.


Atitudes Mentais e Emoções


Atitudes e emoções negativas afectam os nossos níveis internos de pH porque são consideradas ácidas. Quando nos sobrecarregamos com atitudes negativas, estimulamos certos neurotransmissores que se acumulam no cérebro e, eventualmente, são metabolizados em ácidos. Atitudes negativas também estimulam o sistema nervoso simpático.

O nosso sistema nervoso autónomo é como a ponte entre os nossos aspectos energéticos (pensamentos, emoções) e os nossos corpos físicos. Tem dois componentes principais: simpático e parassimpático. O sistema nervoso simpático é a parte do nosso sistema nervoso que nos mantém alerta, activo e em modo de trabalho. Também é responsável pela resposta de fuga ou luta associada ao stress, ansiedade e depressão. O sistema nervoso parassimpático é a resposta de repouso e relaxamento. É a parte do sistema nervoso que experimentamos quando estamos calmos, relaxados e à vontade. Estes dois aspectos do nosso sistema nervoso autónomo devem estar em equilíbrio e em harmonia uns com os outros. Eles são o descanso / trabalho ou aspectos yin / yang de nós mesmos. As células do nosso corpo segregam toxinas e resíduos quando o corpo está num estado mais parassimpático.


Quando estamos excessivamente stressados e cheios de emoções negativas, estamos num estado simpático e impedimos a capacidade das células de segregar resíduos. Material residual e toxinas são considerados ácidos e o acumular deles causa um ambiente interno excessivamente ácido. A nicotina e a cafeína estimulam o sistema nervoso simpático, além de serem ácidas. Podemos conscientemente estimular o sistema nervoso parassimpático através de exercícios adequados de respiração e relaxamento. Biofeedback é uma ferramenta usada por profissionais de saúde (naturopatas) para ajudar as pessoas a afectar conscientemente e estimular os seus sistemas nervosos parassimpáticos.


A fim de restaurar o equilíbrio nos nossos corpos e alcançar saúde e bem-estar ideais, precisamos estar muito conscientes do que colocamos nos nossos corpos e das atitudes e emoções mentais que promovemos. Ao comer alimentos mais alcalinos, como frutas e verduras, promover atitudes mentais positivas e conscientemente aprender a relaxar, podemos afectar muito a nossa saúde de maneira positiva e afirmativa.


(PS: Porque o conhecimento só faz sentido quando é partilhado, este texto é a tradução de um artigo, podes ver o texto original aqui).


Obrigado e que te seja útil esta informação,que te acrescente!

Vamos fazer psicoefeito?

85 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page