top of page

A importância do sono na tua Vida!

Estás em sintonia com as tuas emoções? Claro, muitos de nós aprendemos a recompor-nos depois de um dia de folga ou de uma circunstância stressante, mas quantos de nós percebem o impacto duradouro do stresse emocional no bem-estar físico? Além da ansiedade e da depressão, o stresse emocional prolongado pode aumentar as hipóteses de inflamação, obesidade, doenças cardiovasculares, doenças coronarianas e até mesmo cancro. Então, o que fazes pela tua saúde se não puderes eliminar o trabalho exigente, o pai ou a mãe que está a envelhecer ou outras circunstâncias da vida stressantes da tua realidade?


Este stress elevado contribui de forma negativa para uma das necessidades básicas inerentes ao bem-estar do Ser Humano que é dormir. Hoje em dia muito de tem falado sobre a importância de um descanso adequado, e até há quem diga que uma boa noite de sono faz maravilhas. Nós, seres humanos, assim como os animais, temos nos olhos a porta de entrada dos estímulos visuais, seja a luz ou mudanças que ocorrem à nossa volta. Exemplo disso, é a rotação da Terra que por si estabelece padrões de luz e temperatura que condicionam os níveis de ativação facilitando assim a nossa adaptação ao meio envolvente. Por isso, o nosso metabolismo está, em certo modo, intimamente ligado à natureza. Estou a falar dos ciclos circadianos que nos permitem, através dos estímulos que recebemos pela retina, estar mais ou menos ativos em função do momento do dia no qual nos encontramos.


Os ciclos circadianos estão ligados a regiões como o núcleo supraquiasmático (ver fig.1) que contém aproximadamente 20.000 neurónios e a sua função é tão fascinante quanto decisiva: funciona como um relógio interno que regula os ciclos de sono e vigília. Transformando-se em “centros” reguladores capazes de orquestrar acontecimentos neuronais e hormonais precisos para controlar aspetos como o descanso, a energia, a temperatura corporal e a fome.


Estas questões do sono são uma das áreas que abordo nas consultas, como defendo uma abordagem holística faz sentido que quem tenho à minha frente perceba de forma simples o quanto é importante estabilizar emocionalmente para que se possa ter uma boa noite de sono. Como dicas posso deixar a importância de dormires no escuro, não estares em frente de ecrãs pelo menos 30 minutos antes de te deitares, procurar ajuda se algo te incomoda emocionalmente, ouvir uma música relaxante antes de te deitares, e muitas mais. Um facto que suscita dúvidas é o stress e os seus dois tipos pois existe um stress positivo (eustress) que nos permite desenvolver como pessoa a vários níveis e depois existe o stress negativo (distresse) o qual contribui para o aparecimento de 90% das doenças, segundo os estudos nos últimos 20 anos.


Estou ao dispor para numa consulta, formação, workshop ou palestra contribuir para esclarecimentos e um melhor entendimento do todo que o Ser Humano é, queres fazer #psicoefeito?


Obrigado!!!


Retirada de google.pt

(Figura 1)

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page