top of page

A Terapia

As Terapias de Terceira Geração são compostas por: Terapia de Aceitação e Compromisso, a Terapia Focada na Compaixão e prática de mindfulness.

A Terapia da Aceitação e Compromisso (ACT), oferece uma visão abrangente dos princípios fundamentais da ACT, uma abordagem terapêutica inovadora que se concentra na aceitação, mindfulness e valores pessoais para promover a flexibilidade psicológica. Na sua essência, a ACT permite, através de estratégias específicas na prática clínica, a ajuda para que quem procure apoio psicológico desenvolva uma relação diferente com os seus pensamentos e emoções.  

A Terapia Focada na Compaixão (TFC) é uma abordagem terapêutica que integra conhecimentos da psicologia evolucionária, neurociência e tradições contemplativas. A TFC procura compreender as raízes do sofrimento na natureza da mente humana, enfatizando que "não é culpa sua" e destacando a nossa humanidade comum.

Mindfulness significa estar consciente do momento presente com intenção, curiosidade e sem julgamento. É tanto uma prática quanto um estado e um traço psicológico que pode ser cultivado. É um complemento nas sessões de psicologia que tem os seguintes benefícios:

  • Redução de stress, ansiedade e sintomas depressivos;

  • Melhoria da regulação emocional e da atenção;

  • Aumento da empatia, compaixão e bem-estar geral;

  • Promoção de autorregulação, clarificação de valores e flexibilidade cognitiva.

O ser humano em cura

Melhor Saúde Psicológica

A terapia psicológica assente e fundamentada na ciência proporciona uma flexibilidade psicológica que permite o contacto com o momento presente, autoconsciência dos estados emocionais e dos pensamentos associados e uma vida baseada nos valores individuais que vão ter impacto na socialização de cada um de nós.

Emoções

As emoções são adaptativas permitindo ao ser humano uma adaptação o mais rápido possível ao meio ambiente que o rodeia. O evitamento experiencial, isto é, evitar sentirmo-nos mal num determinado contexto, trouxe ao ser humano mais stress o que leva a uma interpretação cognitiva de eventos e situações negativas. Aplicarmos inteligência às emoções vai possibilitar uma interpretação das emoções tal como são e não como gostaríamos que fossem.

Amor-Próprio

Esta forma de amor é constantemente confundida com egocentrismo e narcisismo o que é tremendamente injusto! O amor-próprio é a forma de amor mais importante do ser humano pois quando nos amamos existe uma maior probabilidade de amar outros e este é um dos aspectos centrais da terapia psicológica.

Stress

Resposta natural do ser humano a potenciais ameaças que possam por em causa a nossa vida nas diferentes áreas. Esta resposta cria uma pressão natural que desencadeia uma necessidade de resposta quase sempre automática conhecido como instinto de sobrevivência. O stress pode ser considerado um factor significativo que influencia o desenvolvimento, a manifestação e o agravamento de condições psicológicas como depressão ou ansiedade. A terapia e o conhecimento do estado actual de cada um de nós é fundamental para melhorar as nossas estratégias de prevenção e tratamento, bem como para promover uma melhor qualidade de vida.

Neuropsicologia

A neuropsicologia - interface entre psicologia e neurologia - estuda as alterações cognitivas, emocionais e comportamentais provocadas por lesões encefálicas, em última análise, é o entendimento do ponto de vista clínico das relações cérebro-comportamento. Uma área de estudo fascinante que acredito ajudar a compreender melhor o funcionamento humano nas suas variadas vertentes.

Relação cérebro-intestino

Somos aquilo que pensamos… e será que somos também o que comemos? Os estudos mais recentes indicam uma “via de dois sentidos” que acontece entre os intestinos e o que acontece no cérebro, dai a importância da dieta devido à produção da serotonina cujo papel principal desempenhado é a regulação de humor, aspecto importante em psicoeducação.

bottom of page