SCIENTIA
Capital Hedge Fund
Neuropsicologia
A Neuropsicologia - interface entre psicologia e neurologia - estuda as alterações cognitivas, emocionais e comportamentais provocadas por lesões encefálicas, em última análise, é o entendimento do ponto de vista clínico das relações cérebro-comportamento.

O que estuda?
A Neuropsicologia como ciência tem como objectivo de estudo as funções das diferentes áreas cerebrais, avaliando e localizando as redes funcionais neurais e a que nível está a lesão. Esta disciplina expandiu-se devido a uma necessidade social que procura ajudar os doentes com lesões cerebrais a recuperar funções e investigar sobre as diferentes alterações cognitivas.
A actuação da Neuropsicologia
O desenvolvimento de técnicas e métodos sofisticados e com base na ciência veio permitir que os neuropsicólogos tomassem parte do domínio da neurociência. Estas técnicas permitem a visualização de imagens (neuroimagem) que possibilitam aceder ao funcionamento cerebral da pessoa durante os mais variados processos cognitivos.
O exame neuropsicológico
O exame neuropsicológico permite estabelecer um diagnóstico e preferencialmente um prognóstico que se completa com o delinear e executar de um programa de reabilitação neuropsicológico. A abordagem tem uma base interdisciplinar e transdisciplinar, englobando um vasto numero de disciplinas médicas e não médicas que procuram ver o doente como um todo biopsicossocial onde a família é parte integrante relevante de todo o processo.
Principais funções da Neuropsicologia
a) O diagnóstico diferencial entre síndrome psiquiátrico e neurológico;
b) O diagnóstico etiológico da lesão;
c) A delimitação das funções atingidas face às lesões cerebrais;
d) A avaliação do efeito dos diversos tratamentos;
e) A avaliação das funções cognitivas do sujeito para permitir a formulação das técnicas de reabilitação.