Se estivesse outra pessoa no teu lugar, o que lhe dirias?

#psicoefeito #pneiportugal #psicologia


É isso mesmo, vamos começar assim, sem rodeios. Seja qual for a tua situação actual a Vida é repleta de acontecimentos e aprendizagens constantes, estás numa fase em que precisas de uma resposta a uma questão Tua, da Tua Vida e está difícil de responder. Coloca essa questão escrita numa folha à tua frente, e imagina que ao pé de ti está uma outra pessoa com a mesmíssima questão e pede pela tua ajuda, essa pessoa precisa mesmo da tua ajuda e não há mais ninguém que a possa ajudar, somente Tu, então posto isto, o que lhe dirias? Como podes ajudar essa pessoa? O que te sugiro - vamos reflectir um pouco, por exemplo o tempo de leitura deste texto - é uma reflexão sobre o que és, o que fazes aqui nesta Vida. Parece simples, de facto é, mas... o Ser Humano é complexo, é um paradoxo, não é? Um desafio é isso que sugiro.


Imagina um objectivo concreto, bem definido e no qual a certa altura do caminho encontras um percalço, um desafio. Aplica de forma consciente ou inconsciente uma estratégia de coping que te ajudou a superar uma situação no passado, contudo, este desafio não é (nem poderia ser) igual ao que apareceu no passado, ainda assim, aplicas essa estratégia. O mais comum é não resultar, e das duas uma: reconheces que a estratégia não funciona e procuras outra estratégia, por exemplo, resultante do auto-conhecimento, definires o que é importante ou prioritário ou desistes do caminho porque se tornou difícil, contudo, se o caminho for fácil provavelmente não te levará a lado nenhum.


Como actuarias neste cenário? Podes optar por ir, fazer, ser e ter, e no final vais exclamar, chocado e desorientado, que por causa de todas as sincronicidades da Tua Vida, todos os "cliques" e "coincidências", e os muitos felizes "acidentes", a tua generosidade e boa sorte devem ter sido o teu destino.

Ou, podes escolher esperar por um milagre, um salvador ou intervenção divina, e no final vais exclamar, chocado e perplexo, que por causa de todas as sincronicidades da Tua Vida, todas as chances perdidas e desapontamentos, e a muitos infelizes acidentes, a falta e o infortúnio devem ter sido o teu destino.

Percebes a diferença? O que dirias se fosse outra pessoa no teu lugar e acontecesse algo na vida dessa pessoa e tivesses de optar por uma das duas hipóteses anteriores? Muito provavelmente a resposta seria aquela que darias a Ti.


Pensar é urgente! Reflectir sobre as coisas, tomar decisões assertivas, ser verdadeiro contigo são formas de agir que trazem em si confiança e ajudam naqueles momentos mais intensos e desafiantes que surgem na Tua Vida sem pedir licença, portanto, há um caminho a seguir. Acontece porém, que nem sempre consegues fazer esse caminho sozinho, é necessária ajuda de um profissional que promova em ti uma vontade inabalável de te superares perante um momento desafiante e no qual podes pensar que não tens as capacidades de enfrentar, é aqui que estás equivocado. Se for esse o caso, digo-te sinceramente, tens as respostas todas em ti, o que falta é quem te faça as questões certas, digo questões porque existe diferença entre pergunta e questão, a primeira pressupõe uma resposta, já a segunda carrega em si o efeito de te colocar a pensar, e isso faz toda a diferença. Ajuda-te ajudando outros, ajuda outros ajudando-te, esta simbiose é perfeita para a evolução de empatia com os outros, mas principalmente contigo, pois quanto melhor és para ti, melhor serás para os outros.

Sendo assim, consegues responder à questão inicial?


“Não sejas empurrado pelos teus problemas. Sê guiado pelos teus sonhos.”
Ralph Waldo Emerson
94 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
CONTAcTO

Tel: (+351) 966116903

 

Consultório Privado:
📍 Avenida da Siderurgia Nacional, nº1,

Edifício SN,

2840-075 Aldeia de Paio Pires

psicoefeito@gmail.com

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • WhatsApp
  • LinkedIn ícone social
  • YouTube
  • Podcast

© Site&Blog Psicoefeito