top of page

Prazer pelo infortúnio dos outros


O ser humano é e será sempre um ser complexo, mas ao mesmo tempo, fascinante. O estudo do comportamento e dos processos mentais – também conhecido por Psicologia – permite compreender à luz da ciência o que são certos fenómenos e o que trago aqui hoje é um dos que mais me intriga. Schadenfreude é uma palavra em alemão que descreve a sensação de prazer ou alegria que alguém sente diante do infortúnio, fracasso ou sofrimento de outra pessoa. É uma palavra composta por "schaden", que significa dano ou prejuízo, e "freude", que significa alegria ou prazer. Essa sensação de prazer com o mal dos outros pode surgir por diversos motivos, como inveja, ressentimento, vingança ou simplesmente pela satisfação de ver alguém que não gostamos mal. Embora seja uma emoção comum, a schadenfreude é geralmente considerada negativa, pois revela um desprezo pelos sentimentos alheios e pode causar sofrimento a outras pessoas.


A schadenfreude pode ser manifestada de diferentes formas, como um sorriso malicioso, irónico ou um comentário sarcástico. Porém, apesar de ser uma emoção negativa, a schadenfreude é uma resposta psicológica natural em algumas situações, como quando a pessoa que sofreu um infortúnio é vista como merecedora ou quando a situação é percebida como justa. No entanto, é importante lembrar que sentir schadenfreude com frequência pode ser um sinal de falta de empatia e compaixão, além de prejudicar a qualidade das relações interpessoais. É importante desenvolver a habilidade de ver pela perspetiva do outro (empatia) e ser capaz de a sentir e ser solidário em momentos difíceis, em vez de se ficar alegre com o sofrimento alheio.


Em resumo, a schadenfreude é a sensação de prazer com o sofrimento ou infortúnio de outra pessoa, e embora seja uma resposta natural em algumas situações, é importante ter cuidado para não deixar esta emoção se torne uma característica marcante da personalidade, pois pode ser prejudicial às relações pessoais que são muito importantes ao ser humano para viver em sociedade.


Cumprimentos Psi!

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page