Ou decides Tu ou decidem por Ti!

Atualizado: 15 de Jun de 2020

#psicoefeito #psicologia #tomadadedecisão


“Um dos lados te fará crescer, o outro lado diminuir.” A frase foi dita nos desenhos animados “Alice no Pais das Maravilhas”, numa altura em que a Alice tinha de decidir se queria crescer ou diminuir, e eu pego nesta frase e questiono-me: Nós, os humanos, não fazemos isto também? Imaginemos uma decisão que temos de tomar, dicotómica, ou um lado ou outro, eis senão quando… pára tudo! O que decidir? Ou melhor, como decidir? Como assim tenho de optar por “esta” ou “aquela”? No caso da Alice ela sabia o que tinha de fazer, tinha de ficar pequena para entrar na fechadura da porta e ir atrás do coelho branco. Fica com essa imagem na Mente durante um tempo… portanto, a Alice queria ir atrás do coelho branco e teve de ficar pequena, e… Tu vais atrás do quê? Estás a caminhar em direcção ao quê? Qual o sentido da Tua Vida? Pensa, sem pressa, sem stress, sem pressão, apenas dá-te ao “luxo” de pensar sobre estas questões, eu vou continuar a escrever a minha opinião sobre este tema.


O lado que te fará crescer é aquele em que Tu és o responsável a 100% pela tua vida, não há cá Estado, Governo, Câmara, falta de oportunidades, escassez disto ou daquilo, noticias ou factores externos que possam interferir contigo ao ponto de te desviar do rumo que queres dar à tua Vida. Quando delineares um plano lembra-te de não falares sobre esse plano a pessoas negativas porque encontram sempre um problema para cada solução, segue o teu plano e se a meio ou no final algo estiver errado, reavalia e faz de novo, mas diferente para que tenhas resultados diferentes. Rodeia-te de pessoas que te acrescentem mais, positivas, felizes, de sucesso, porque essas pessoas vão ajudar-te a atingir o que realmente queres. Ignora, do alto do teu Ego (o teu cerne! Não confundir com “sou o maior”) todas aquelas frases feitas de pessoas tóxicas, negativas e invejosas espalhadas por aí pois como não conseguem ser assertivas como Tu, tentam puxar-te de forma sublime para baixo, do estilo “esquece lá isso! Sonhas muito alto” … como dizia o outro, um tigre não perde o sono com a opinião de ovelhas. Este lado no qual Tu és o centro da Tua Vida vai fazer-te crescer, porque tens Tudo aquilo que precisas para isso, tens-te a Ti na totalidade, és total para Ti, então assim podes caminhar no sentido do que realmente queres!

Do outro lado? Então do outro lado é o que sabes… é tudo aquilo que te faz diminuir, ou melhor, é tudo aquilo que te impede de crescer, de ir mais além, de Sonhar, de criar novos objectivos, em suma, de viver a Tua Vida.


Uma estratégia: Experimentar! Sim, é simples! Experimenta fazer diferente, terás resultados diferentes, se sentes que estás a “diminuir” isso significa que algo está mal no plano, então reformula, é o mesmo do que dizer faz diferente, experimenta sair da zona de conforto que te dá mais do mesmo, todo o dia a toda a hora e os dias passam… as semanas passam… os meses passam… os anos passam… pensa comigo, o que tenho a perder em fazer diferente? O que tenho a ganhar em continuar a fazer igual? Troquei o “perder” e “ganhar” propositadamente, é precisamente ao contrário, ou seja, tens tudo a ganhar e nada a perder em fazer diferente. Para quê complicar?

Tudo tem o seu começo, a mudança também, e se quisermos com todas as nossas forças a transformação - por outras palavras, o psicoefeito - é possível.


Obrigado por estares desse lado!!!

Vamos fazer psicoefeito? Agenda uma consulta aqui.

“Deito fora o que não me serve, guardo o que foi aprovado e invento algo novo para substituir o que descartei.” Virgínia Satir
47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo