top of page

O que é Resiliência?


Existe uma capacidade humana que muitos de nós não usufruem da melhor maneira pelas mais diversas razões, refiro-me à resiliência. Esta capacidade inaudita, está subjacente ao evoluir do ser humano, acredito que todos temos resiliência, porém, não a desenvolvemos nem praticamos de forma a que fique mais refinada, mais forte. O que é resiliência? É a capacidade que nos permite enfrentar os nossos problemas/desafios e superá-los, adaptarmo-nos a mudanças e transformarmos experiências negativas nas nossas vidas. Ajuda-nos a gerir de melhor forma o stresse das situações desafiantes da vida e a aproveitarmos as coisas boas, mesmo quando há algo que corre mal. Esta compreensão é importante para que não se caia no erro de pensar que a resiliência é uma magia que vai fazer com que os problemas desapareçam, existem problemas que carecem de ajuda de outas pessoas para os superarmos e, por vezes, este é um acto de coragem confundido com cobardia ou incapacidade.


Existem três áreas a realçar para fortalecer a resiliência:


Corpo: estarmos atentos à nossa saúde física e psicológica, respeitarmos as nossas necessidades de sono, fazermos uma alimentação equilibrada e actividade física regular.


Pensamentos: gostarmos de nós e aceitarmo-nos como somos, confiarmos nas nossas capacidades para resolver problemas, termos orgulho em nós próprios.


Comportamentos: propomo-nos atingir objectivos realistas, focarmo-nos no que podemos controlar, aprendermos com os nossos erros, partilhar os nossos sentimentos som amigos/familiares, preocupações e sucessos e pedir ajudar sempre que precisarmos.

(Fonte: OPP)


A resiliência é algo que se desenvolve ao longo da vida, o desgaste do dia-a-dia pode ser um factor que coloca a resiliência à prova, deixa-nos mais vulneráveis à ansiedade e a dificuldades emocionais e de saúde psicológica. Ao tornarmo-nos mais resilientes, fortalecemos de igual forma a autoconfiança o que leva o seu tempo, prática, tentativa e erro. Sê crente nas tuas capacidades, diz não à pressa em aprender, trabalha em ti as questões que te causam sofrimento emocional e não te permitem ser resiliente. Procura ajuda dos profissionais da Psicologia para um trabalho mais profundo e consistente.


Acredita em ti, sempre.


Obrigado e vamos fazer psicoefeito!


“Por uma Psicologia mais próxima.” Lema Psicoefeiro.

30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page