top of page

Corpo, Mente & Espírito - Uma abordagem diferenciadora.

Atualizado: 1 de jun. de 2020

Bem-vindo à minha abordagem!! No que é que isto te pode ajudar? Imagina que tens pensamentos de culpa por uma situação do passado. A pessoa que és hoje não é a mesma desse tempo, ainda assim, esses pensamentos de culpa estão presentes. Todas as acções vão estar “contaminadas” por esses pensamentos, não te consegues desprender daquela situação e todas as acções/comportamento são guiadas por isso. Naquele tempo fizeste o melhor com os recursos que tinhas, hoje não és a mesma pessoa e adquiriste mais e melhores recursos, somente não estás consciente disso porque os pensamentos de culpa bloqueiam-te (efeito). Ganhares essa consciência vai permitir libertar-te das amarras do passado superando assim a culpa e o facto de que não erraste, apenas fizeste o melhor que pudeste com o que tinhas naquele momento, hoje podes fazer diferente!

Com esta base, o método do psicoefeito vai ao encontro do que a literatura aponta como sendo a maior causa de doenças, o stress. Acreditamos que a saúde não é somente a ausência de doenças, mas sim e numa perspectiva holística, um estado de bem-estar físico, mental e espiritual. O stress como conceito é amplamente conhecido como uma pressão que incide sobre um órgão corporal ou sobre a Mente humana e no mundo actual existem cada vez mais casos de pessoas que querem dar mais do que aquilo que podem contribuindo assim para elevados níveis de stress. Ficar consciente da causa do stress é de vital importância para o ser humano.

Para restaurar a saúde e acabar com a doença, um medicamento ou tratamento deve abordar todas as áreas de disfunção, em todos os níveis do corpo humano. Estes 3 níveis, quando corrigidos simultaneamente, fornecem a chave para interromper o ciclo fisiopatológico da doença e assegurar saúde duradoura. Esta é a compreensão científica moderna de Corpo, Mente e Espírito. Vamos agora ver a funcionalidade de cada um desses três níveis do corpo e dividi-los num ponto de vista científico.


O Corpo – O Nível Bioquímico


Grande parte da medicina convencional moderna está focada no corpo físico - os processos bioquímicos precisos que causam sintomas. Este também é o nível em que acções tangíveis ocorrem e podem ser testemunhadas através de métodos de observação ou testes convencionais. Esses tipos de acções e reacções incluem a mobilização de hormonas, substâncias químicas, neurotransmissores, fluidos e tecidos corporais, e comumente exibem várias formas de inflamação e todos os tipos de sintomas. Embora este nível seja de importância crítica, é apenas “o estágio biológico em que a luta se desenrola” - o verdadeiro ponto de início da disfunção e da doença é mais profundo...


A Mente – O Nível da PNEI


PNEI significa Psico-Neuro-Endócrino-Imunologia, e é o entendimento mais moderno da psiconeuroimunologia (PNI); o estudo da interacção entre os processos psicológicos e os sistemas nervoso e imunológico do corpo humano. Muitas vezes referida como medicina Corpo-Mente, este nível é guiado por emoções e a interacção entre os processos psicológicos e os sistemas nervoso, endocrinológico e imunológico do corpo humano. A PNEI estuda, entre outras coisas, o funcionamento fisiológico do sistema neuro-imune na saúde e na doença; perturbações destes sistemas (doenças auto-imunes / hipersensibilidades / imunodeficiência); e as características físicas, químicas e fisiológicas dos sistemas relacionados à PNEI.

A PNEI mostra-nos que este nível mental é o caminho que leva sinais que desencadeiam acções biofísicas específicas. Existem evidências concretas neste campo de estudo que claramente demonstra e retrata os caminhos e processos precisos que levam de pensamentos, sistemas de crenças e programas na mente a acções e sintomas bioquímicos no corpo. Compreender o papel do sistema PNEI oferece-nos uma grande visão sobre as questões mais importantes dos medicamentos, tais como porque os pacientes respondem de maneira diferente diante dos mesmos factores desencadeantes. Mas ainda temos um nível adicional para rever…


O Espírito – O Nível de Informação


O componente frequentemente esquecido dos 3 níveis do ser humano, o nível quântico informacional é responsável pelas respostas corporais que actuam sobre as ligações informacionais externas e internas que afectam adversamente o funcionamento celular num nível sistemático e contribuem para a formação de disfunções patológicas visto no nível superior bioquímico como doença. A ciência e a genética do DNA têm características comprovadas no DNA que fornecem ligações de ondas neste nível informativo que, então, interagem com o material genético do corpo e exibem reacções físicas que sustentam a vida. Sem estas instruções básicas que chamamos de informação, os nossos corpos não teriam como discernir a execução dos triliões de acções necessárias que acontecem a cada minuto, a fim de sustentar a vida.


(Fonte: Innovative Medicine)


Fez sentido o que leste neste texto? Como avalias o potencial desta abordagem na tua Vida? Agenda uma consulta e descobre como fazer psicoefeito!!

Obrigado por leres!!

90 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page