top of page

Afirma-te em 2020!

Já diziam os antigos “ano novo, Vida nova.” Diria que a Vida é um continuum de anos seguidos e digo isto porque acredito que a Vida não é nova, o dia seguinte é que sim e neste caso refiro-me ao dia 1 de Janeiro. Quando muda o ano existe sempre uma reflexão que, no meu entender, deve ser feita e esta é colocar em perspectiva o que fizeste durante o ano. Nada mais é que reflectir sobre tudo aquilo que é mais importante para ti, o que fizeste bem – a maneira como fizeste valorizando isso – o que fizeste menos bem e queres melhorar e é neste aspecto que me vou debruçar neste artigo.


Como disse, o que fizeste bem é para ser valorizado e repetir as estratégias que te levaram ao sucesso em um ou vários momentos deste ano que passou, contudo, existem sempre falhanços – acima de tudo porque és humano e falhas, nada de mal nisso – e deves de aprender com eles e não deixar de tentar, como se disse, derrotado não é aquele que perde, mas sim aquele que desiste. Estabeleceu-se na nossa sociedade desde há muitos anos a esta parte, que se falhas é porque o caminho não era por ali, ou não tinha de acontecer ou que uma força superior não “deixou” acontecer, pois estou aqui para te dizer que tudo isso não corresponde à verdade, ponto. Vou dizer-te uma estatística interessante, já tinhas ouvido falar que 90% da riqueza mundial está em 1% da população? Pois é, esta estatística tem o significado que cada um atribuir, eu revelei-te isto porque este 1% corresponde a quem errou, mas não desistiu! Se não queres ser rico tudo bem! Se não queres ter aquela casa, carro ou roupa de luxo tudo bem! Agora, não desistas é de TI!!! Isso não pode acontecer, ponto.


O sucesso está presente naquilo que fazes todos os dias, e não somente em alguns. O sucesso está nas coisas que abdicaste para ter o que tens hoje, se hoje não te sentes feliz ou realizado (ou pelo menos a caminho disso) então estás a tempo de mudar porque, simplesmente, estás vivo! A Psicologia ajuda (também) neste aspecto, a tolerância à frustração é treinada, consciente ou não, mas é treinada e não permitas que ninguém te diga o contrário, quanto muito essa é a realidade dessa pessoa, não a tua. Cria a tua realidade, faz o esboço do que queres desenhar na tua Vida de forma vincada, daquela forma que até a escrever aleija as mãos, contribui para ti e assim vais contribuir para os outros. Pela lei universal, não é possível dares aos outros o que não dás a ti e esta perspectiva faz todo o sentido.


Desejo um 2020 continuum de sucesso para ti!

Obrigado e grato por leres.


“Sê corajoso. Assume riscos. Nada pode substituir a experiência.” Paulo Coelho
10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page