top of page

A JORNADA é Tua!

Sidarta Gautama - conhecido por Buda O Iluminado - disse que Quando Mudas, Tudo Muda, simples sim, mas não simplista. A Psicologia é uma ciência que tem na sua complexidade a realidade humana, portanto, valorizemos. De facto, a mudança requer muito querer, autoconfiança, adquirir estratégias de superação ou enfrentamento (coping), e por estranho que possa parecer o nosso cérebro não está programado para mudanças… então está programado para quê? Está programado para hábitos, rotinas, fazer o que nos habituámos dentro da nossa zona de conforto, funcionarmos em piloto automático e quando chega a hora em que percebemos que a mudança é necessária, então aí é que se quisermos saímos da nossa zona de conforto para a zona de desafio.


A Vida é uma constante de decisões, todos os dias as fazemos sejam inconscientes ou conscientes e como sabemos isso tem um preço a pagar. Sendo Humanos sabemos isso á priori, mas ao mesmo tempo temos de tomar decisões, devemos fazer mudança para que tudo mude, ou então, alguém decide por nós e depois é o que se sabe, uma sociedade triste, desconfiada de tudo e todos virada para o materialismo e egocentrismo, culpabilizando a quem passa em frente, sem dificuldade em apontar o dedo esquecendo-se que quando aponta um dedo estão três a apontar para si mesmos. É esta a mudança que queres ver no mundo? Como assim culpabilizar os outros esperando que algo caia do céu ou que alguém te traga a solução para o problema (desafio) x da Tua Vida? Tu tens as respostas! Tu és o comandante da tua Vida! Sim, Tu! A mudança é necessária quando sentes aquele desconforto de já não te agradar o dia-a-dia, temos de deixar de culpar “as segundas-feiras”, ou seja lá o que culpamos, devemos olhar para nós mesmo interiorizar o que procuramos no exterior, seja em que área da Vida for.


Imagina o seguinte cenário: Vais de Portugal para Milão de carro, planeias a viagem, sabes por onde ir, tens tudo idealizado, programado mentalmente, isto é, decido. Contudo, tens de fazer paragens para te alimentares, dormires, fazer necessidades fisiológicas e quando voltas à estrada sabes que vão existir altos e baixos porque a estrada não é toda plana, a direito. A Psicologia é a única ciência que te acompanha nessa JORNADA, seres consciente de ti é fazeres uma JORNADA, sabes onde queres ir, mas até lá chegares e ao teu ritmo vais encontrar desafios teus, acredita que o Psicólogo ali ao teu lado, nem à tua frente nem atrás, ao teu lado porque a JORNADA é tua.

O meu contributo visa essa ajuda, mudança PSICOlógica para originar um EFEITO!


Obrigado!

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page